Manutenção preventiva veicular ajuda a economizar

Buscar uma maneira para economizar é muito valida, principalmente nos dias atuais com uma aparente crise que se vem se estendendo no país. Ir ao trabalho pode gerar custos, mais ainda para quem escolhe ir de carro, que é uma maneira mais rápida de chegar no ambiente de trabalho. Mas na prática, ir ao trabalho é uma maneira mais simples, porém, pode gerar muitos gastos inesperados.

E é por isso que é tão importante manter a manutenção do veículo em dia, pois uma manutenção preventiva é muito mais em conta do que uma manutenção corretiva, que vem quando menos se espera e em um momento que você não pode ter dinheiro para consertar alguma peça do veículo. As pesquisas indicam que até 90% dos problemas que acontecem no carro são por falta de manutenção, e para te ajudar a ter mais qualidade no dia a dia com seu carro aqui você encontra dicas para realizar uma manutenção preventiva.



O freio é um dos itens de segurança mais importantes que tem no veículo. Esse item de extrema importância no carro é dividido em diversas partes, e é imprescindível ficar atento com as datas de validade de cada peça. O fluido de freio necessita de troca ao menos uma vez por anos, as outras peças como disco de freio, pastilhas, tambores e os demais itens precisam de revisão a cada 10 mil quilômetros rodados.

Para fazer a troca de óleo é necessário prestar muita atenção na data que é estabelecida pela montadora, e isso serve tanto para o óleo lubrificante quanto para o filtro de óleo. Porém em média, é muito importante que se faça essa troca a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, se ainda existir dúvidas com relação ao tempo certo, consulte o manual do proprietário e tire todas suas dúvidas.


O sistema de arrefecimento é o responsável por comportar o radiador e o reservatório de expansão. É recomendável que que se faça uma limpeza geral de todas as peças que compõem este sistema, no momento de fazer essa limpeza é um período ideal para trocar o aditivo do radiador.

O filtro de ar é o responsável por controlar o fluxo de ar que ajuda o motor a funcionar com melhor performance, ajudando então a diminuir esse desgaste. A manutenção é rápida, fácil, barata e eficiente, o prazo de troca depende do uso do veículo, mas é importante que seja feito pelo menos uma vez ao ano.

O filtro de combustível é como se fosse um guardião do tanque, ele ajuda a evitar que qualquer sujeira chegue ao tanque junto com o combustível, e para evitar essas sujeiras é preciso mantê-lo sempre em um bom estado. O recomendável para fazer a manutenção preventiva é entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.

Fazer o alinhamento e balanceamento do veículo ajuda na economia dos pneus, assim impedindo que eles se desgastem excessivamente e de forma desigual. Essa manutenção precisa ser realizada pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados. Com isso você consegue aumentar muito a vida útil dos pneus.

As velas são fundamentais para o bom funcionamento do motor, a substituição desse item precisa ser feita depois de 15 mil quilômetros rodados em média. É muito importante ficar atento até mesmo a esses pequenos detalhes, pois, é possível não sentir de imediato nenhuma diferença no desempenho do carro, mesmo com essas peças danificadas.

É muito importante manter todos esses itens em dia, assim o seu veículo irá funcionar com mais eficiência e terá mais durabilidade. Não perca tempo, procure uma distribuidora de peças automotivas de confiança e troque com um profissional de confiança, assim você terá mais segurança no dia a dia e mais vida útil nas peças.

Share:

0 comentários