Conheça o kit de amortecedor e o que contém nele

O sistema de suspensão de um veículo possui diversas finalidades, a grande maioria está relacionada ao fornecimento de aderência máxima entre pneus e estradas, o que ajuda a garantir a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo. O sistema de suspensão e amortecimento de cada carro é utilizado para suavizar o passeio de um veículo mesmo sendo em terrenos acidentados, ajudando então a minimizar os efeitos de choques e solavancos sobre o motoristas e passageiros. Esse sistema também auxilia para a melhor dirigibilidade e frenagem do veículo.

E como esse sistema é tão importante, pois está diretamente ligado a segurança e bem-estar de quem está dentro do veículo, é muito importante realizar sempre que possível uma manutenção preventiva, verificando os itens principais para que assim não aconteça imprevistos que vão ocasionar em gastos inesperados.


Um kit de amortecedor tem itens somente do amortecedor como molas, pistões, coxins, etc. O kit de suspensão inclui também braços oscilantes, articulações, rolamentos, entre diversas peças. Se houver a necessidade de trocar o kit de amortecedor é preciso verificar todo o sistema de suspensão pois, geralmente mais partes que vão além do amortecedor necessitam ser trocadas.

Quando o kit de suspensão e amortecimento precisam de manutenção, isso envolve a troca de diversos componentes ao mesmo tempo, o mercado disponibiliza de um kit de amortecedor e outro de suspensão justamente para a pessoa comprar o que mais se adapta a necessidade de troca no veículo, em muitos casos é melhor comprar as peças dos kits separadamente, assim é possível obter cada peça de uma determinada marca, com qualidade e que realmente se encaixe na sua necessidade de troca.

O que realmente importa na hora de efetuar a escolha de um kit de amortecedor é a procura por uma distribuidora de peças automotivas que ofereça peças de qualidade para que seu veículo tenha mais qualidade nas peças, muito kits acabam tenho peças boas e peças que não são tão boas, por isso é preciso pesquisar e saber a experiencia de outras pessoas com relação a essas peças.

Existem muitos componentes que vão no kit de amortecedor, veja alguns deles:

Coifa protetora – É uma capa, geralmente feita de borracha ou outro material flexível, colocada sobre a haste metálica da suspensão para proteger contra poeira, vazamentos, e impactos de detritos.

Batente do amortecedor – Atua como auxílio para a absorção de impactos. É onde a mola do amortecedor se encaixa, ou seja, onde ela termina seu curso. Reduz a batida da mola, dando a ela maior vida útil.

Coxim do amortecedor – É, basicamente, um componente de encaixe do amortecedor à carroceria do veículo. Só que ele é feito, geralmente, de um material macio, ajudando a absorver a energia de impacto que não foi dissipada pelos outros componentes do sistema de suspensão, evitando danos à carroceria do veículo.

Amortecedor – Composto pela mola e uma haste, geralmente preenchida por fluido hidráulico em alta pressão. São os dois principais elementos de um sistema de suspensão e de um kit de amortecedor.

Se a troca for necessária você irá precisar trocar de dois em dois, por exemplo, dois traseiros e dois dianteiros, se isso não for feito haverá um desgaste maior e o amortecedor novo vai acabar tendo uma sobrecarga maior. Na hora de efetuar a troca não se esqueça de procurar um profissional de confiança e que de preferência já trabalhou com o seu carro.

Share:

0 comentários