Afinal, o que são terrômetros?
Terrômetro é um medidor de resistência de terra, que pode ser usado tanto para medição de resistência de aterramento como para medição das tensões geradas por correntes no solo.
Entre as aplicações mais comuns do terrômetro, podemos destacar a medição de resistência de terra em indústrias, edifícios, residências e sub-estações — permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento.
O terrômetro, resumidamente, serve para medir resistência do solo. Um exemplo disso é sua utilização para medir sistema de para-raios. Quanto menor a resistência encontrada, maior é a dissipação da descarga atmosférica no solo.
A maior parte das instalações possuem sistemas elétricos de aterramento, pois se um evento de pancada de luz ou sobrecarga, eles irão encontrar um caminho seguro para terra. Para garantir conexão confiável, códigos elétricos, padrões de engenharia e padrões de localização frequentemente especificam uma impedância mínima para o eletrodo.
Desta forma são obtidos os valores que melhor representam a capacidade do sistema para conduzir à terra as correntes do raio, de uma maneira mais eficaz que os valores obtidos com equipamentos convencionais de baixa frequência, mesmo com o cabo de guarda desconectado.
Para facilitar suas medições, existem alicates terrômetros que ajudam na hora de medir resistências diferenciadas — quando suas garras são necessárias. Ele ajuda medindo a resistência de sistemas de aterramento formados por estacas ou malhas pequenas — sem a necessidade de utilizar estacas auxiliares ou desconectar o aterramento sobre teste.
0 comentários