Conheça sinais de que a caixa de direção está com problemas

No momento em que dirigimos é muito importante se atentar a todos os sons diferentes que o veículo apresentar, a atenção ajuda na manutenção preventiva de algum problema grave. A caixa de direção é a responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterça-las, e a mínima diferença sentida ao guiar o carro é preciso verificar imediatamente.

A caixa de direção é um item de longa durabilidade, mas para manter esse tempo de duração é necessário ter alguns cuidados para que assim os defeitos não apareçam. É muito importante se atentar a esse item do veículo em especial, pois as peças começam a apresentar defeitos o concerto costuma ser muito caro, e é necessário um especialista para ajustar com a devida precisão. E para te ajudar a identificar quando a caixa de direção está com problemas neste post vamos mostrar os problemas mais comuns. Acompanhe.




- Ruído na hora de esterçar o volante

Essa indicação é notada principalmente em curvas mais acentuadas, se por acaso o motorista está esterçando o volante e ouve alguns barulhos e ruídos mais finos, é um grande indicio que a caixa de direção está com algum problema. O volante não pode fazer nenhum tipo de barulho ao realizar manobras, ainda mais em mecanismos mais modernos como direções hidráulicas e elétricas. As direções manuais que são mais antigas e firmes, com o tempo podem produzir um barulho devido ao mecanismo mais antigo, mas também nunca é demais checar e garantir que não há nenhum defeito.

Com qualquer defeito na caixa de direção as rodas não conseguem ser esterçadas e assim acidentes graves podem acontecer, e quem está dentro do veículo ou até mesmo quem está em outro veículo está sujeito a um acidente. Por isso é importante se atentar aos mínimos sinais que o carro apresenta.

- Volante duro e manobras mais difíceis

Outro problema evidente de que existem alguns problemas na caixa de direção é ao fazer manobras, se o volante estiver muito duro e você encontra dificuldades para fazer uma baliza, é um sinal claro que existe algum problema no seu veículo. Se o volante for hidráulico ou elétrico, que a direção costuma ser mais macia, se começar a ficar mais difícil por conta de uma direção muito dura é necessário procurar imediatamente um especialista para verificar esse item no carro.


- Volante vibrando

A vibração no volante não é unicamente um problema da caixa de direção, porém não deve deixar de ter atenção, pode tratar-se de carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal de vibração no volante é muito grave e não pode passar despercebido e é preciso levar o carro para um especialista.

O coxim do motor pode indicar vibrações no volante ou ruídos estranhos, é possível perceber o problema nessa peça quando o carro está parado e ao arrancar ele emite um barulho muito forte e a tremedeira no volante. Se isso for notado é preciso fazer a troca dessa peça que está desgastada e precisa ser trocada ou reparada.


- Defeito mais comum: caixa de direção sem assistência

Caixa de direção sem assistência é mais conhecida como folga nas engrenagens, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Esse não é um problema tão grave na caixa de direção, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode resolver os problemas em pouquíssimo tempo.

No entanto, um especialista também precisa ser chamado para resolução desse caso. Mesmo sendo mais simples, não é qualquer pessoa que está apta para mexer na caixa de direção. Em alguns casos, mesmo quando somente uma peça apresenta defeito, o sistema precisa ser desmontado em sua totalidade, por isso, na hora da remontagem é preciso que tudo seja feito corretamente para não ocasionar problemas. A mão de obra desse tipo de serviço costuma não ser muito barata, pois não é qualquer profissional que se arriscar a mexer na caixa de direção de veículos, ainda mais os importados e com peças mais delicadas.

Para ter uma base de custos que um defeito na caixa de direção pode proporcionar, os preços só para a compra da peça podem partir de cerca de R$2.450 para um Uno 1.0 com direção hidráulica, para mais de R$8.000 em um modelo Golf 1.4 com direção elétrica, e se o carro for importado ou mais novo, esse valor só aumenta. Viu só como é importante se atentar? Se precisar dessas peças procure uma distribuidora de peças automotivas de confiança, e coloque seu carro nas mãos de quem realmente entende do assunto e vai realizar um bom trabalho.

Share:

0 comentários