Conheça os diversos tipos de suspensão para seu veículo
Os pneus e assentos do carro são itens essenciais do carro, mas a suspensão é o mecanismo principal que ajuda a separa você do chão da estrada. Esse mecanismo também impede que imperfeições da estrada chegue até você e todos os passageiros, ajuda a proporcionar mais conforto. Todos os veículos dependem de suspensão, e cada carro precisa de uma suspensão diferente, você conhece os diversos tipos de suspensão?
As partes mais básicas que constitui o sistema de suspensão são: molas, elementos absorventes de impacto e coxins. Todos os elementos da suspensão ajudam a reduzir os impactos que o veículo recebe quando está se movimentando, e por ser tão importante é importante ter muitos cuidados com esse item do carro, além de dirigir com cuidado, realizar uma manutenção sempre que possível para que assim o veículo continue com qualidade durante o uso.
Sistema dependente – Suspensão dianteira As partes mais básicas que constitui o sistema de suspensão são: molas, elementos absorventes de impacto e coxins. Todos os elementos da suspensão ajudam a reduzir os impactos que o veículo recebe quando está se movimentando, e por ser tão importante é importante ter muitos cuidados com esse item do carro, além de dirigir com cuidado, realizar uma manutenção sempre que possível para que assim o veículo continue com qualidade durante o uso.
Quando o sistema de suspensão da roda dianteira é fisicamente ligado, é basicamente uma barra sólida sob a parte dianteira do carro, que é mantida no lugar por molas e amortecedores. Esse sistema é mais comum para encontrar-se em caminhões, é um sistema muito oscilante, pesado e que torna o processo de alinhamento da roda muito difícil quando o eixo sólido entorta.
Sistema independente – Suspensão dianteira
Esse tipo de suspensão geralmente opera por meio de molas helicoidais, barras de torção e diretos, ou diretamente por duplos amortecedores.
Sistema de eixo sólido – Suspensão dianteira
O conjunto de eixos e rodas estão ligados ao carro por molas e amortecedores ao eixo por pontos de articulação, o que permite o movimento e rolamento das rodas.
As molas de lâminas são utilizadas em conjunto com vigas de eixo sólido na grande maioria dos caminhões. Os feixes de molas traseiras são utilizadas em caminhões e alguns carros, eles geralmente são montados longitudinalmente sobre a viga do eixo da frente ou sob a carcaça de eixo traseiro. As lâminas são colocadas em paralelo ao chassi para assim absorver o torque das rodas motrizes, servindo também como estabilizadora para as laterais do veículo.
Molas helicoidais
Muitos sistemas de suspensão de dianteira independente incorporam molas helicoidais que são montadas entre o braço oscilante e o coxim na parte superior. Geralmente, o braço oscilante da roda gira em torno de um conjunto de bucha e o eixo, que fica aparafusado ao quadro. Os pivôs do braço mais baixos oscilam em um conjunto de bucha e eixo, ou em um elemento transversal da estrutura. Quando as molas helicoidais são utilizadas na suspensão dianteira e traseira, três ou quatro braços oscilantes são colocados entre o eixo traseiro e a armação para levar o torque de movimentação e frenagem às rodas.
A barra de torção serve para utilizar a flexibilidade de uma barra de aço ou tubo de torção no sentido de seu comprimento para proporcionar assim uma ação de mola. Em vez da ação de flexão da mola ou lâmina ou helicoidal, a barra de torção se torce para exercer uma resistência contra o movimento ascendente e descendente. Essas barras também podem ser usadas lateralmente, com uma ação da mola para frente, ou nas rodas traseiras, como um sistema de suspensão independente.
Suspensão a ar
O sistema de suspensão a ar é projetado para amortecer o passeio e manter o carro, ônibus ou caminhão em uma altura constante, não importando o peso da carga. O sistema de suspensão a ar consiste em um compressor de ar acionado pelo motor, tanque de alimentação, filtro ou condensador, válvulas, tubulações, controles, molas e ar em operação. O sistema de suspensão a ar é moderno, porém é preciso saber escolher a melhor suspensão a para o seu veículo, pois é necessário escolher uma suspensão que se adapte as necessidades do seu veículo.
As molas pneumáticas não são usadas no sistema de controle automático de nível. Ela funciona com o amortecedor traseiro estendendo-se ou comprimindo-se para que a traseira e dianteira do carro para que fiquem no mesmo nível. Esse sistema utiliza o compressor de ar, sistema de tanque reservatório, regulador de pressão, mangueiras, tubos flexíveis, válvulas de controle de altura de amortecedores especiais de choque. É possível fazer o ajuste de molas de acordo com a necessidade de cada veículo.
Amortecedores
Hoje, existem vários sistemas onde os amortecedores agem sozinhos, sem as molas. Um amortecedor pode ser hidráulico, preenchido com fluidos, ou até pneumático, preenchido com ar.
Com diversos tipos de suspensão é preciso escolher a melhor que se adapta a necessidade diária de quem usa o veículo, e como é um conjunto que está mais perto do chão, é preciso ter prudência para dirigir, além de que quando uma peça vem a quebrar a possibilidade de ocorrer um acidente é muito grande, então, se precisar de peças de qualidade procure uma distribuidora de peças automotivas de confiança e leve seu carro a um profissional de confiança.
Tags:
Peças
Peças automotivas
0 comentários