Tudo o que você precisa saber sobre amortecedor

Muitas vezes só nos lembramos dos amortecedores no exato momento em que passamos por buracos, e sentimos aquele impacto tão forte. Manter os amortecedores em níveis de qualidade significativos é essencial para o seu carro e seu conforto. 
Hoje em dia muitas pessoas ainda confundem entre o que é amortecedor e o que é suspensão. Os amortecedores auxiliam para que a suspensão suba ou desça sem muitos problemas, auxiliando assim no desempenho do condutor. Eles absorvem a quantia de energia produzida pelos pneus e molas, tronando assim limitada às rebatidas das rodas. Evitando então as vibrações não desejadas no interior do veículo. 

É muito importante manter a manutenção em seu carro para que eventuais danos não venham a acontecer.

Afinal como funciona o amortecedor?
O amortecedor faz em cada momento de oscilação da suspensão as hastes cromadas do pistão, deslizando na base do cilindro presente no amortecedor que está umedecido com o óleo. Os pistões vão se deslocando dentro do cilindro dos amortecedores e então ocorre o afrouxamento da lâmina de óleo, executado através dos orifícios da calibragem. 

Se houver um uso fora do normal dos amortecedores, isso pode vir a causar algumas modificações no desempenho do veículo, sendo que isso facilita até em acidentes. Geralmente algumas praticas tendem a aumentar o desgaste dos amortecedores. Vamos te mostrar algumas oscilações que podem apontar danificações nos amortecedores:
  1. Veículo flutuando de maneira perigosa;
  2. Desgastes irregulares dos pneus;
  3. No momento de trafegar em pisos irregulares o veículo pode gerar estalos;
  4. Ao perceber vazamento de óleo no amortecedor é necessário realizar a troca rapidamente.
Se por algum motivo o amortecedor não estiver funcionando de uma maneira correta, diversos aspectos passam a ficar comprometidos. Desde impactos nos pneus até prejudicar a suspensão. O amortecedor danificado também pode prejudicar o aro das rodas. No entanto, existem riscos mais consideráveis que é a diminuição do poder de freio do veículo, que dependendo do caso e da velocidade do veículo pode causar colisões em níveis muito perigosos. 

Durante o uso, os amortecedores são submetidos a diversas séries de oscilações pelos esforços desempenhados quando o veículo está na pista. Se por acaso o amortecedor estiver com a vida desgastada, existe uma grande chance de acontecer uma danificação nas molas, tubos de pressão, desgaste dos pilões e selos que mantém o óleo vedado. 

Resumindo, se o amortecedor estiver gasto, diversas peças vão sendo abaladas aos poucos. Com isso é necessário que seja feita revisões periódicas nos amortecedores, para manter a vida útil do seu veículo. 

Mantenha-se sempre atento a substituição dos amortecedores, com isso você auxilia no conforto como também na segurança entre os condutores e os passageiros que estão dentro do veículo. É recomendado que os amortecedores sejam trocados após vinte mil quilômetros trafegados. 
    Quando for realizar a escolha do seu amortecedor, não se esqueça de levar em consideração critérios como maior vida útil, conforto, principalmente e segurança. Se estiver precisando entre no Site da Universal Automotive e adquira o melhor para seu automóvel, é a praticidade e conforto que você precisa.  

    Share:

    0 comentários