Conheça o sistema de vidros elétricos com mais detalhes
Para quem já andou em carros mais antigos, já deve ter passado pela experiencia de ter que girar a manivela para baixar o vidro, mas, como as coisas vão evoluindo hoje em dia apenas com um toque no botão é possível baixar o vidro no nível que preferir. A tecnologia está aumentando justamente para ajudar a facilitar o dia a dia de todos. Tudo isso acontece a partir de uma peça chamada de máquina do vidro que funciona com o auxílio de um motor que é responsável por fazer os movimentos de subida e descida dos vidros. Existe um motor que é instalado estrategicamente a uma engrenagem no formato helicoidal e outras engrenagens dentadas.
Esse conjunto de engrenagem possibilita a força exata para poder levantar os vidros, e também são responsáveis por deixar os vidros estabilizados e nivelados. Além de tudo o sistema de vidros elétricos fornece a segurança necessária para evitar que o vidro caia ou desça, e em caso de ser forçado ele possui resistência, evitando assim que o carro seja invadido ou furtado.
Para acionar e usar as janelas é preciso acionar os botões no interior do veículo, por isso a engrenagem helicoidal possui um sistema de auto travamento, em que a rosca se encaixa na engrenagem para poder girá-la, mas sem poder fazer ação inversa. A fricção entre os dentes da engrenagem faz com que a mesma trave.Esse conjunto de engrenagem possibilita a força exata para poder levantar os vidros, e também são responsáveis por deixar os vidros estabilizados e nivelados. Além de tudo o sistema de vidros elétricos fornece a segurança necessária para evitar que o vidro caia ou desça, e em caso de ser forçado ele possui resistência, evitando assim que o carro seja invadido ou furtado.
Fazer o uso indevido, subindo e descendo o vidro várias vezes seguidas pode sobrecarregar o motor da máquina e acabar travando todo o sistema, por isso é importante ter atenção com as crianças que são os candidatos a ficarem brincando com esse dispositivo.
Todo cuidado é importante, e por isso o vidro não deve ser deixado de lado na hora da manutenção. Se o vidro começar a apresentar dificuldades para subir e descer é um sinal que as canaletas flocadas que são a sustentação ao vidro podem estar ressecadas ou com acúmulo de sujeira, para não agravar o caso não hesite em troca-la. Para evitar o ressecamento é importante periodicamente usar um lubrificante à base de silicone na canaleta do vidro. Essa aplicação deve ser feita pelo menos a cada seis meses. Injetar ar na chave elétrica principal do sistema também irá ajudar na movimentação correta das janelas.
Se precisar fazer uma troca ou até mesmo uma nova instalação desse mecanismo nos vidros do seu carro, não deixe de procurar uma distribuidora de auto peças automotivas de confiança e não se esqueça também de colocar seu carro aos cuidados de alguém de confiança para que não tenha surpresas desagradáveis.
Tags:
Peças
Peças automotivas
0 comentários