A suspensão do carro é um item muito importante, pois atua diretamente no funcionamento do automóvel, garantindo assim a estabilidade do carro e absorvendo os impactos de veículo com o solo, proporcionando assim um maior conforto para o motorista e os passageiros. Esse sistema se encarrega de manter as rodas no chão e auxiliam no bom desempenho do carro. É muito importante ter cuidado com essa parte do carro, e também é uma preocupação essencial com a segurança de si próprio e dos passageiros do automóvel.
É possível encontrar três tipos de suspensão no mercado: independente, semi-independente e totalmente dependendo. O modelo independente cada roda recebe os impactos das irregularidades do solo sem transferir à outra do mesmo eixo, no semi-independente, parte dos impactos é repassado para a outra toda, e no sistema dependente os movimentos de uma roda são percebidos nas outras rodas do eixo. Dependendo do modelo do carro, pode haver dois tipos de suspensão, um estando na traseira e outra na dianteira. A tarefa mais importante em relação ao mecanismo é saber quais componentes devem ser checados e o prazo a se fazer isso, para que haja bom funcionamento do veículo e segurança de todos.
Esses dois itens geralmente são inspecionados em conjunto, já que trabalham juntos. Essa inspeção precisa ser realizada aos 20 mil quilômetros rodados e trocados aos 40 mil quilômetros rodados, ou conforme a recomendação do fabricante. Existem casos que o carro pode chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a necessidade de efetuar a troca e com bom funcionamento em bom estado.
O pivô de suspensão atua no bom funcionamento do braço oscilante, já que sua função é auxiliar a coluna de suspensão em seu movimento, permitindo assim o ângulo de oscilação do braço. Se por algum caso estiverem gastos, pode provocar ruídos que podem servir de alerta ao condutor.
A barra estabilizadora como já diz o nome é a responsável por instabilizar o veículo em altas velocidades, em retas e curvas. Ela também promove a ligação entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas. Essas peças ajudam a evitar que o carro se apoie nas rodas ao fazer uma curva, ajudando assim a controlar o equilíbrio da carroceria e assim evitando muitos acidentes.
1 comentários
Boa tarde,
ResponderExcluirGostei do artigo, está bem redigido, porém, um detalhe incorre num erro gravíssimo levado ao conhecimento do leitor!
Como se trata de segurança, não se pode destacar a palavra INSTABILIDADE como garantia de segurança, na verdade o título me chamou a atenção e logo o mesmo erro foi cometido no último paragrafo do artigo.
Contudo, o correto é usar a palavra ESTABILIDADE nos dois casos observados.
enfim, esse erro não desmerece o trabalho de vocês, continuem, erros são comuns em diversos artigos, como já aconteceu comigo, críticas construtivas como essa nos levam a excelência.
Um abraço!