Ter algum problema no carro sempre é uma situação estressante, principalmente quando o carro te deixa na mão em momentos importantes como passeio em família, ida ao trabalho, reuniões, entre outros eventos. Além de impactar diretamente na maneira como nos locomovemos, um problema que vem a acontecer no automóvel também representa um gasto extra e a necessidade de procurar uma assistência profissional para fazer o reparo do veículo.
Chegar a esse ponto é consequência de uma certa falta de cuidado com o veículo, e antes mesmo de chegar até esse ponto, é muito importante executar algumas tarefas que são simples na hora de fazer uma manutenção veicular em casa mesmo, se prevenindo assim de problemas e preocupações no futuro.
Os pneus são itens indispensáveis pois estão diretamente ligados com a segurança do veículo, e é por isso que é muito importante checar eles a cada 15 dias para assim identificar sinais de desgastes. Os pneus atuais possuem uma indicação na lateral de um triângulo ou letras TWI que estão lá justamente para identificar se o pneu está desgastado ou não. É importante também realizar uma calibragem dos pneus a cada duas semanas para se prevenir.
A água do radiador – fluido de arrefecimento - é um item que também necessita de manutenção para prevenção de problemas com o motor, afinal o radiador é o responsável por refrigerá-lo. Um problema no funcionamento pode inclusive acarretar na necessidade de troca do motor, um prejuízo e tanto não é mesmo? Para se prevenir destes problemas, é preciso fazer uma checagem semanal do nível de água do radiador e, uma vez por ano, fazer uma boa limpeza do sistema de arrefecimento.
Outro item que causa um impacto e tanto diretamente no desempenho do motor do veículo é o óleo. É preciso conferir o nível do óleo semanalmente para assim garantir que não fique abaixo do mínimo. Para isso é só retirar a vareta do óleo, limpando e utilizando um papel ou pano e inserindo novamente para assim verificar o nível de óleo do carro. Sendo recomendável fazer a troca a cada seis meses.
Os filtros de ar podem acabar impactando de forma negativa no consumo de combustível do automóvel se o mesmo estiver sujo, e é por isso que é necessário fazer uma checagem regular deste item e realizar a troca se necessário. Já o filtro de combustível serve para reter as impurezas do mesmo e também influencia diretamente na economia do carro. Por tanto siga corretamente as recomendações do fabricante para não ter surpresas.
Como item indispensável confira o nível do reservatório do fluido de freio para assim conferir se não existe nenhum vazamento no sistema e também atestar o estado geral do sistema. Esse procedimento é muito importante, pois a umidade pode acabar se acumulando no fluido e tornando o mesmo instável, anulando assim a frenagem. É recomendável realizar a troca do fluido de freio a cada dois anos ou conforme recomendação do fabricante.
Se você está pensando em abrir uma autopeças você já sabe quais os itens indispensáveis que o motorista precisa se atentar e muitas vezes fazer reparos, estudo o mercado e verifique as peças que são mais compradas e que não são tão caras, depois disso é só procurar uma distribuidora de peças automotivas que irá te proporcional peças de qualidade que vão te gerar lucro e satisfação para seus clientes.
0 comentários