Conheça o impacto de velas e cabos de velas funcionando incorretamente
O motorista costuma ouvir recomendações como: troque óleo, filtro de óleo e velas no prazo determinado pelo manual do proprietário e a atenção com relação ao nível de água do sistema de arrefecimento. Além do que todos já estão acostumados a ouvir, muitas vezes aquela rateada, aqueles engasgos ou a partida difícil não tem nada a ver com os componentes acima, isso pode estar ligado ao sistema de ignição, mais exatamente aos cabos das velas e às velas, componentes para as quais muita gente não dá bola, porém são fundamentais para o bom funcionamento do motor.
A explicação para isso não é complicada: O cabo de vela tem a função de fazer as velas funcionarem de maneira correta e, por sua vez, são um importante e eficiente elemento de diagnóstico de problemas no motor. Dependendo do estado desse acessório é possível identificar a falha na injeção, passagem de óleo para os cilindros, válvulas defeituosas, e em muitos casos é preciso até mesmo trocar de posto de abastecimento. O cabo de vela é um componente ligado à câmera de combustão que possui uma fácil remoção.
O desgaste das velas de ignição pode ser evitado com cuidados tradicionais como usar combustível de qualidade e sem dúvidas trocas as velas dentro dos prazos que são recomendados no manual do proprietário que vem com o veículo. No caso dos cabos de vela, para evitar surpresas ruins é só fazer uma inspeção visual para assim evitar a existência de danos que comprometem o bom funcionamento, que podem ser causadas pelo ressecamento natural da borracha que os envolve, o que acaba provocando a fuga de energia.
0 comentários