Conhecendo o sistema de vidros elétricos

Os motoristas buscam por muita facilidade no seu dia a dia durante o momento em que estão dirigindo, e o sistema de vidros elétricos é um grande facilitador para o motorista na hora de acionar os vidros em um dia de chuva, já pensou estar no carro e começa a chover? E você tem que girar a maçaneta manualmente? Isso vai demorar muito e vai molhar muito seu carro até o momento que você conseguir por fim fechar a janela do carro.

Essa facilidade toda no acionamento dos vidros é pelo conjunto interno que existe na porta, é através da máquina de vidro que funciona com o auxílio de um motor, que é responsável por realizar os movimentos de subida e descida dos vidros. O motor fica estrategicamente posicionado a uma engrenagem que possui um formato helicoidal e outras engrenagens dentadas.

Esse conjunto de acessório possibilita a força necessária para levantar o vidro, e, além dessa função, as peças são responsáveis pode deixar os vidros estabilizados e nivelados. O sistema de vidros elétricos ajuda a fornecer a segurança necessária para evitar que o vidro caia ou desça, caso seja forçado, o que auxilia e muito, evitando assim que o carro seja invadido ou furtado. 


Os botões no interior do veículo atuam nesse deslocamento das janelas, por isso a engrenagem helicoidal possui um sistema de auto travamento, em que uma rosca encaixa na engrenagem podendo assim girá-la, mas sem poder fazer uma ação inversa. A fricção entre os dentes da engrenagem faz com que a mesma trave.

Os vidros ficam expostos ao sol, chuva e poluição, e com isso pode começar a apresentar dificuldades para subir e descer. Quando isso acontece é sinal de que as canaletas flocadas que dão sustentação ao vidro estão ressecadas ou com um acúmulo de sujeira. Esses fatores aumentam a resistência do vidro na descida, dando a sensação de um deslocamento mais pesado.

Para evitar que os vidros funcionem corretamente, é preciso acionar periodicamente à canaleta dos vidros um lubrificante à base de silicone. Essa aplicação precisa ser feita pelo menos a cada seis meses, injetando ar na chave elétrica principal do sistema também irá ajudar na movimentação correta das janelas.

A durabilidade desse item do carro é de em média sete anos de uso, quando está chegando esse tempo máximo é possível começar a identificar as falhas na máquina de vidro. Os estalos e ruídos podem ser percebidos e nem sempre a lubrificação dos cabos e roldanas resolve o problema. Os problemas mais comuns ocorrem no motor, no suporte de plástico ou cabos de aço. 

Esse item é indispensável para a segurança do seu carro, sem contar também na importância das travas elétricas, assim o seu carro terá mais segurança e você irá ficar muito mais tranquilo, se sentindo ainda mais seguro.

Share:

0 comentários