A importância da manutenção do cabo de vela

Todo motorista costuma ouvir alguns cuidados que precisam ter no carro como trocar óleo, filtro de óleo e velas no prazo certo e também é muito importante verificar sempre o nível de água do sistema de arrefecimento. Muitas das vezes aqueles engasgos ou a partida que é difícil de ser dada tem a ver com esses componentes: eles podem estar ligados ao sistema de ignição, mais exatamente aos cabos das velas e às velas, componentes para as quais muita gente não liga muito para cuidar, mas que são muito importantes para o bom funcionamento do motor.

O cabo de vela tem como função fazer as velas funcionarem corretamente e esse por sua vez, pode ser importante e eficiente elemento de diagnóstico de problemas no motor. Dependendo do seu estado pode apresentar falha na injeção, passagem de óleo para os cilindros, válvulas defeituosas, e quando esse item apresenta defeitos a troca precisa ser imediata. Além de tudo, o cabo de vela é o único componente ligado à câmara de combustão que tem fácil remoção, é preciso somente de uma chave de vela adequada.

A função das velas, é de começar a queimar o combustível dentro das câmaras de combustão. Mas ela também pode trocar calor com o motor. Se ela não estiver funcionando corretamente não só o carro não irá funcionar direito, como outros componentes que podem dar problema, pode acontecer até um furo na cabeça do pistão, algo que irá ocasionar o reboque um grande prejuízo. E os cabos são os responsáveis por levar a alta tensão produzida pela bobina de ignição para as velas do motor.

Se esses componentes não estiverem em um bom estado, pode ocorrer algumas falhas no funcionamento do motor, perda de desempenho, dificuldades na hora da partida e até um aumento muito grande no consumo de combustível.

O desgaste das velas de ignição pode ser evitado com os seguintes cuidados: usar sempre combustível de qualidade, pois o combustível adulterado é o principal responsável por conta do superaquecimento e a carbonização dos eletrodos. Mas filtros de ar sujos e bicos injetores bichados também acabam causando danos. Além disso, é muito importante trocar as velas dentro dos prazos recomendados no manual do proprietário que vem com o veículo e tomar cuidado para não comprar peças de qualidade inferior, por isso é importante procurar uma autopeças de qualidade.

É recomendável avaliar visualmente as velas a cada 15 mil quilômetros. Se só pela aparência você notar que está estranho é preciso ir até um especialista para trocar essa peça. No caso dos cabos de vela, é muito fácil evitar surpresas desagradáveis é relativamente fácil. Basta fazer uma inspeção visual para verificar a existência de danos que comprometem seu correto funcionamento, que pode vir a ocorrer por conta do ressecamento natural da borracha que envolve, que acaba provocando a fuga de energia.

Não deixe de se atentar a esse e a muitos itens que estão no carro, todos os itens são indispensáveis para o bom funcionamento do veículo. Não deixe de procurar uma distribuidora de peças automotivas de qualidade, assim todas as peças vão ter qualidade e durará muito no seu carro, e a tendência é que os problemas diminuam, porém, não se esqueça também de fazer a troca no momento certo, que é determinado pelo fabricante.

Share:

0 comentários