A evolução dos limpadores de para-brisa


O carro está em constante evolução desde que foi lançado no mercado, a cada ano podemos ver que a tecnologia está ficando cada vez melhor, tornando o momento de dirigir muito confortável e sem esforço nenhum, mas há tempo atrás não era bem assim. Os primeiros modelos de limpadores de para-brisa eram totalmente manuais, era preciso fazer o movimento para um lado e para outro, isso através de uma alavanca que ficava localizada na parte de dentro do veículo.

O mercado disponibiliza de diversos tipos de mecanismo, esse possibilitam o movimento de maneira eficaz e segura, sem precisar de esforço do motorista, e auxiliando muito nesse momento que pode ser muito perigoso, já que se o motorista não enxergar corretamente em um dia de chuva, o mesmo pode acabar passando o carro em algum buraco ou até mesmo batendo o carro por falta de visibilidade. Vamos conferir então, confira:



Os limpadores contam com duas tecnologias mecânicas para assim funcionar corretamente. A primeira tecnologia é a combinação de motor elétrico com engrenagem redutora. Essa é a maior responsável por gerar força necessária para acionar os limpadores. A segunda tecnologia é um inteligente sistema de transmissão por hastes, que converte a rotação de saída do motor no movimento dos limpadores de um lado para o outro.

As palhetas funcionam como uma espécie de rodo, essas hastes arrastam uma fina tira de borracha por todo para-brisa, retirando assim toda a água. Para prolongar mais ainda a vida útil das palhetas é preciso usar um pano umedecido para assim retirar a sujeira acumulada, evitando também de passar produtos que são corrosivos e vão agredir a borracha.

A grande maioria dos veículos possuem o mesmo modelo de limpador, os conhecidos modelos que são compostos por duas palhetas que se movem para limpar o vidro, mas existem também alguns modelos diferentes de limpadores. Vamos conferir na imagem abaixo quais estão disponíveis no mercado.


A grande maioria dos limpadores possuem um controle de velocidade, controlando assim o número de movimentos para completar a limpeza, essa velocidade depende de cada carro, existem carros com apenas 1 velocidade e outros com 10 tipos de velocidade diferentes. Os fabricantes estão cada vez mais estudando formas de facilitar o controle de velocidade do limpador e atualmente existe uma tecnologia que promete fazer muito sucesso.

Esse novo sistema detecta o volume de água que se acumula no para-brisa, acionando assim automaticamente os limpadores através de um sensor que projeta uma radiação infravermelha em um ângulo de 45 graus, detectando assim se o vidro está ou não molhado.

A velocidade do limpador é definida de acordo com a quantidade de gotículas que se acumulam entre os movimentos do limpador. Esse sistema já é muito comum em carros americanos a em alguns carros nacionais já possuem essa nova tecnologia, é muito mais praticidade com os acessórios, além do motorista não precisar se preocupar com a velocidade certa que o seu limpador precisa ter.

Viu só como a tecnologia está cada vez mais inovadora e facilitando cada vez mais o nosso dia a dia? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas e curiosidades sobre o mundo do automóvel.

Share:

0 comentários