Dicas de manutenção


A suspensão é um dos itens de maior importância nos carros, ela é a responsável pela sustentação e estabilidade de veículo. É um sistema encarregado por amortecer todos os impactos sofridos muitas vezes pelas imperfeições de ruas e estradas, o que acaba possibilitando um maior conforto e segurança para quem está dirigindo e para os passageiros.

Acompanhe neste post algumas dicas para você fazer uma manutenção preventiva e de qualidade. Confira:


Realize inspeções periódicas
A melhor forma de executar uma manutenção preventiva da suspensão é realizando sempre que possível uma inspeção no conjunto todo. O objetivo da preventiva é reduzir falhas ou danos no seu veículo, essa manutenção consiste na inspeção e no monitoramento regular do seu carro.

Caso o veículo não tenha se envolvido em nenhuma batida ou incidente que exija a troca da suspensão, do mesmo a mesma deve ser verificada a cada 10 mil quilômetros, ou na quantidade de quilômetros que seu fabricante definir. É muito importante se atentar a todas as peças que causam desgastes, sempre verifique estas peças.

Não existe uma regra dizendo o momento certo de fazer a troca dessas peças, além do modo que o veículo está sendo utilizado, o manual do fabricante do carro também dá uma diretriz de quando você fazer essa troca, isso vai depender de cada modelo de carro. O momento certo de fazer essa troca depende das condições do carro e os cuidados realizados pelo dono do veículo.

É importante que o motorista se atento à presença de óleo próximo a roda do carro. Se houver algum respingo, isso pode ser proveniente ao amortecedor, sendo assim é necessária uma inspeção profissional e se for necessário realizar a substituição do mesmo. 


Aprenda a detectar problemas comuns

Muitos problemas podem ser detectados antes que eles comecem a prejudicar a estabilidade do carro e a segurança de todos que estão no mesmo. Uma maneira de identificar prováveis falhas é sempre que for realizar o alinhamento ou balanceamento, solicitar ao mecânico que observe a integridade do conjunto todo, se existe vazamento ou se as borrachas estão limpas e sem ressecamento.

Muitas oficinas possuem equipamentos que avaliam o amortecedor do carro e fazem a verificam a resposta do equipamento quando submetido a esforços. É uma excelente forma de saber se deve ou não ser trocada. Se o motorista não ver necessidade em fazer uma inspeção, ele pode fazer uma inspeção caseira no sistema. Basta empurrar cada uma das pontas do carro com bastante força para baixo. Caso a carroceria balance muito antes de chegar a posição inicial, esse é um sinal de que os amortecedores não estão trabalhando como deveriam, assim você irá precisar procurar um profissional. 

Tenha alguns cuidados simples

Muitas vezes quando o motorista evita trafegar em ruas esburacadas, ou se for parte do trajeto dele esse caminho e ele ter o cuidado de dirigir com uma velocidade reduzida, isso traz um efeito muito grande, com esses simples cuidados é possível evitar futuros danos na suspensão, o desgaste com o tempo é inevitável, porém, podendo evitar não faz mal nenhum.

Sem dúvidas que a manutenção deve sempre estar nos planos do bom motorista, lembre-se que a vida útil da suspensão depende da manutenção do carro e da forma como se dirige.  

Viu como é simples cuidar do seu carro? Se você não tem esse costume, comece a se preocupar mais com seu veículo e evita grandes despesas com concertos inesperados. Se precisar de peças para seu veículo, corre lá no Site da Universal Automotive, você encontra tudo que precisa em peças com muita qualidade. 

Share:

0 comentários