Manutenção preventiva


Desde que a injeção eletrônica chegou no mercado, o sistema de ignição evoluiu de tal forma que quase não no trabalho na manutenção do seu veículo. As velas, cabos e bobinas duram muito mais quilômetros sem apresentar problema algum.

Quando você se acostuma com esse excesso de tranquilidade, é nesse momento que pode acontecer alguma irregularidade, por isso, é importante acompanhar com atenção o desgaste das peças. 

Como primeiro item de atenção, verifique as velas a cada 10.000 km. Quando as velas estão muito gastas, o desempenho do veículo fica mais comprometido, o que acarreta no aumento de consumo, as emissões disparam e o combustível que não é queimado durante o processo acaba atacando o catalizador. Quando você se atenta a esses detalhes, evitam também com antecedência outros problemas que podem vir a acontecer no motor. 

Quando o carro está em funcionamento, é gerado um campo elétrico ao redor da vela. Isso costuma atrair partículas de sujeira e vapores de óleo. Quando grudam na região do isolador (a parte de cerâmica), essas sujeiras acabam formando uma camada de coloração marrom, que é muito conhecida como mancha corona.

É totalmente normal e não vem a causar nenhum problema. Muitas pessoas confundem essas manchas penando que são um sinal que os gases da combustão estão vazando dentro das velas, porém, se esse problema realmente ocorresse, seria notado um grande ruído, como se estivesse com o escapamento quebrado, então atenção para não confundir o que realmente está acontecendo no seu veículo. 

Com a evolução da tecnologia o mercado já possui diversos itens que tiverem uma evolução muito grande. Uma dessas novidades foi a popularização das velas com os eletrodos centrais que são produzidos com materiais nobres, com a platina e o irídio. Eles são materiais com uma resistência bem maior, e ainda foi possível reduzir o diâmetro das pontas pata até 0,4 mm, comprando a um modelo comum que chega até 2,3 mm. Com essa redução a vela fica bem mais eficiente e com um alto poder de ignição

Atenção aos Cabos e Bobinas
Os cabosque constituem na ignição são fabricados com diversos tipos de borracha. Pelo tempo e pelo giros o motor esquenta, e com isso o material vai sofrendo uma degradação natural.

Por esse motivo os fabricantes recomendam que seja feita uma troca preventiva desses componentes, dependendo do veículo a quilometragem é informada, isso vai depender muito do carro, e de seu uso se é frequente ou não. 

É muito importante manter todas as peças do seu veículo em ótimo estado para que eventuais paradas não venham a acontecer, quando acontece algum dano no seu veiculo além do tempo que isso irá te ocupar, pode te trazer um prejuízo financeiro muito grande, então fique atento e se precisar de peças é só entrar no Site da Universal Automotive, lá você encontra tudo que precisa com muita qualidade. 

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