Policarbonato ou vidro? A melhor escolha para a sua casa

É possível usar de diversas formas para deixar algum cantinho da casa mais interessante, com aquele toque diferente e inusitado que todo cômodo deve ter para ganhar destaque. E um material muito bom para deixar o ambiente diferente e cheio de charme é a cobertura transparente com policarbonato, que vai deixar o projeto final muito mais bonito.

Além de ser aplicado nas áreas externas, as telhas de policarbonato também podem ser aplicadas em áreas internas, como salas e cozinhas. O uso desse tipo de telha permite que o ambiente não tenha umidade e que não crie mofo. Além de tudo o índice de luz no ambiente aumenta consideravelmente, o que auxilia na redução da conta de energia elétrica. 

Imagem relacionada

Os telhados de vidro são ideais para fazer o fechamento de ambientes como sacadas, coberturas, garagens, jardins de inverno e até mesmo as áreas de piscinas. Os vidros mais usados nesse tipo de instalação, são os vidros laminados e os vidros temperados, por serem de maior resistência e durabilidade. Para isso, os vidros precisam ter no mínimo 5 + 5 mm. Os acabamentos desses telhados de vidro, na maioria das vezes, são feitos com peças em inox ou em esquadrias de alumínio proporcionando uma aparência mais leve e elegante para o ambiente.

E para quem não quer escolher o vidro por conta do seu custo, o policarbonato também é uma opção. A chapa de policarbonato é fabricada a partir de resinas derivadas do carbono, que é extremamente duro, por isso faz um bom trabalho servindo como cobertura de ambientes externos, além de sua resistência contra raios ultravioletas. Além de tudo existe a possibilidade de encontrar as chapas e telhas.

Sendo três os tipos de chapas: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento antiabrasivo e melhor eficiência térmica). Além disso, tem uma aparência atraente, disponível em formas claras e opacas. Esse tipo de teto é indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 90%.

Semelhante ao policarbonato, uma das vantagens do vidro na cobertura é que a iluminação fornecida ao ambiente é natural, vinda de raios solares que proporcionam diversos benefícios para o ambiente. O vidro também traz a ideia de ampliação do espaço, já que esse material em sí cria a ilusão de que o ambiente é bem maior.

Um dos principais problemas em coberturas de vidro é a falta de estanquidade à água causada pela aplicação mal feita dos selantes. Apesar de bonitas, as coberturas feitas com vidro podem não ser a melhor opção dependendo de onde a residência se encontra. Por reterem mais calor, em climas quentes podem deixar o local muito mais aquecido do que se a cobertura fosse feita de outro material, por exemplo.

O policarbonato é um eficiente transmissor de luz natural, além de oferecer resistência a temperaturas altas e baixas, sem contar também na resistência com relação ao vidro que é 250 vezes maior. Esse material também é bem mais leve com relação ao vidro, cerca de 86%, consequentemente o peso necessário de uma estrutura que suporte a chapa de policarbonato é muito menor que a do vidro.

As chapas de policarbonato possuem um tratamento contra o ataque dos raios ultravioleta, mantêm a transparência e a resistência ao impacto ao longo dos anos de exposição direta ao sol. Os gastos com manutenção são muito menores uma vez que a manutenção é mínima. Por sua transparência o policarbonato compacto é muito semelhante a um vidro temperado/laminado, porém com possibilidade de ser curvado a frio e com uma resistência a impacto muito superior (250 vezes mais que o vidro).

Porém, o policarbonato também é fácil de riscar. Para limpá-lo não pode ser usado produtos abrasivos à base de amoníaco, pois pode corroer o material, por isso o ideal é usar sabão neutro e água. Para aumentar ainda mais sua proteção você também pode aplicar uma película antiabrasiva, assim preservará o material ainda mais.

É muito importante escolher o material que combina mais com o projeto da sua casa. O policarbonato é relativamente mais barato, assim como a sua estrutura. O problema fica por conta do barulho que uma telha construída com esse material pode proporcionar. O vidro é bem mais resistente e tem durabilidade maior, caso seja laminado, fazendo com que não provoque tanto barulho em dias de chuva.

Agora que você já sabe exatamente qual as vantagens de cada material, você consegue escolher o material ideal para aplicar na sua residência. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários