Entenda como as cores são fundamentais para alavancar as suas vendas

Parece que não, mas o estudo das cores tem muito a ver com as vendas do seu negócio. Todos sabem que no mundo dos negócios, vender é uma arte que engloba diferentes aspectos. Além de ser necessário ter uma boa ideia de produtos e serviço, é preciso ter bons argumentos e persuasão por meio de campanhas de marketing e propaganda, que são fatores que ajudam para que a sua empresa tenha sucesso.

Em um âmbito onde o aspecto visual possui extrema relevância, utilizando as cores para despertar desejos e sensações no público, a influência no que diz respeito às decisões de compra das pessoas é inegável. O estudo que atribui a cada tipo de cor se chama psicologia das cores, e ele indica quais as sensações e finalidades elas podem exercer no mercado, configurando então o uso das cores como uma ótima ferramenta para aumentar as vendas de determinado produto ou serviço. 

Segundo algumas pesquisas que foram realizadas, cerca de 84,7% das pessoas acreditam que, dentre tantos fatores importantes na escolha de determinado produto, o mais importante é a cor, e 93% priorizam o aspecto visual, que inclui também a cor, e é por isso que não resta dúvidas que conhecer melhor a psicologia das cores é uma das vantagens para conseguir sair na frente com o seu negócio. 


As cores se dividem em grupos, as cores primárias são consideradas as primeiras cores, ao serem misturadas podem criar todas as outras cores. São elas: vermelho, amarelo e azul. As cores secundárias são obtidas através da mistura de duas cores primárias. São elas: laranja, verde e violeta. As cores terciárias são resultado da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas: vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

Para que você possa entender melhor sobre o significado de cada cor e sensação, observe agora o que cada uma pode exercer no público em geral. Confira.

Vermelho: está é uma cor mais dinâmica, peças publicitárias e materiais promocionais que investem neste tom tem o poder de apaixonar e emocionar os clientes. Ela desperta a sensação de confiança e chama o público à ação. É muito usada em liquidações pois cria um ambiente de urgência e trabalha também com a questão de estímulo à fome, o que justifica sua ampla utilização em fast-foods.

Amarelo: cor quente que produz a sensação de acolhimento e felicidade, despertando nas pessoas a interatividade, além de favorecer a concentração e estimular a parte intelectual. No setor de vendas, é muito usada para captar a atenção e detalhar aspectos, demonstrando clareza.

Azul: o tom famoso por inspirar confiança está muito ligado ao setor corporativo. É ótimo para propagar segurança e crença na marca, despertando calma e também produtividade.

Laranja: estimulante, a cor laranja passa a sensação amigável e equilibrada. Denota alegria, bons sentimentos, ação e energia. Com isso, consegue chamar a atenção e consegue provocar em pessoas impulsivas, o desejo de aquisição de determinados produtos. Marcas que investem neste tom são consideras pelo público como confiantes, alegres e amigas.

Verde:
cor relacionada com algo estável, ligada também com questões como tranquilidade e saúde. É capaz de cessar sensações negativas como de stress, sendo muito usada campanhas relativas ao meio ambiente e natureza. Exerce sensação de alivio e relaxamento aos clientes, harmonia e paz.

Roxo: sabedoria, sucesso e riqueza são os principais adjetivos atribuídos ao tom roxo na escala das cores e sua psicologia. Estimula criatividade e espiritualidade nas pessoas, e é muito usado em campanhas publicitárias de produtos de beleza e anti-idade. Marcas associadas a esta cor são tidas como criativas e inteligentes.

Com a configuração de todas as cores necessárias, a impressão de tudo é muito importante, já que qualquer tonalidade errada pode acabar mostrando uma comunicação visual bem diferente. Aposte em materiais diferentes também para seu comércio, invista em placas de ACM que vão deixar o seu comércio muito mais bonito e organizado, os adesivos de vinil também são muito importantes para ajudar a manter a sua empresa com uma identificação interna que irá proporcionar para o seu cliente uma sensação de limpeza e preocupação.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas incríveis de como alavancar o seu negócio. Até a próxima dica.

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