É muito estressante quando menos se espera o carro quebra no meio da rua, é um momento de apuro para quem dirige, afinal isso pode causar muito trânsito por conta disso. Uma pesquisa foi realizada e nela foi constatada que essas falhas mecânicas que acabam causando essas paradas são referentes a falhas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação no motor.
E para evitar esses problemas é preciso fazer uma manutenção preventiva, evitando assim eventuais panes, mas no dia a dia, o motorista precisa ficar muito atento nas causas do automóvel e ao modo como dirige, pois, os mínimos detalhes que o motorista sente ao dirigir devem ser observadas.
A embreagem é o primeiro problema que menos preocupa o condutor. O tempo de uso em trânsito pesado, pode acabar desgastando prematuramente o sistema de embreagem. O desgaste ocorre pelo seu mau uso, como pegar rampas com o carro frio, não pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas e dirigir sem tirar o pé do pedal. Quando a embreagem está desgastada, o carro começa a patinar, não sai do lugar em ladeiras ou fica parado completamente, e quando isso acontece é necessária fazer a troca de todo o sistema.
No conjunto transmissão-motor, ocorre um problema comum, especialmente em carros mais antigos, é o conhecido motor superaquecido. Isso acontece quando o nível do líquido de arrefecimento que está muito baixo ou se é usada água comum no sistema. Para evitar esse problema de motor fundido é preciso trocar o líquido conforme estabelecido no manual do veículo. E é preciso se atentar muito também ao tipo de aditivo que irá colocar no veículo.
A função do óleo limpa e lubrifica o motor. Se por acaso o motorista não trocar o óleo, isso pode acabar criando uma borra, que vai entupir a tubulação por onde passa. A falta de óleo em algumas partes faz com que aumente a temperatura do motor, o que acaba prejudicando a combustão.
A pane elétrica é causada pela falta de manutenção da bateria e do alternador ou pela sobrecarga do sistema, sobrecarga essa que é causada por equipamentos eletrônicos que são colocados fora do projeto da montadora, como alarmes, câmeras de ré, vidro e travas elétricas. O sintoma mais comum desse problema é a dificuldade para ligar o carro, e também o mau funcionamento de rádio, travas e vidros elétricos e do alarme pode ser um indícios claro de uma pane que está vindo por aí.
Para evitar todos os problemas no carro é precisa fazer uma boa manutenção regular, e isso irá influenciar positivamente no dia a dia do seu cliente, não deixe de procurar uma distribuidora de peças automotivas, e faça uma manutenção preventiva de qualidade, com as melhores peças para o veículo do seu cliente.
0 comentários