Aprenda a identificar com facilidade problemas na embreagem
Existem muitas peças fundamentais no carro e a embreagem é uma dessas peças de extrema importância. Sem a embreagem não haveria a possibilidade de fazer a troca de marchas, de frear sem apagar o motor e não teria como fazer uma saída suave quando o carro está parado. A embreagem é quem controla a potência em relação à tração e ao toque.
Não tem muito segredo para descobrir quando esse mecanismo apresenta alguma falha, pois as marchas passam a ser trocadas com mais dificuldade, já que esse mecanismo serve como intermediários entre o motor e o câmbio. Em sistemas manuais, para a troca ser efetuada é preciso que haja o desengate do motor ao câmbio que é promovido pela embreagem.
Outro sinal que a embreagem apresenta é quando ela começa a deslizar, neste caso o mecanismo passa a não engatar motor e câmbio de maneira eficiente, o que acaba resultando que quando o acelerador é acionado não existe resposta do motor, neste caso o motorista acelera, o motor sobe o giro de maneira repentina e não há a tração necessária para movimentar o carro, é neste momento que alguns carros, principalmente que possuem cabos de embreagem, o pedal tende a ficar bem mais baixo e se o motorista não ir atrás de um profissional com rapidez esse mecanismo irá perder suas funções.
Outro sinal do desgaste da embreagem é quando ao soltar o pedal, o motorista sente uma vibração, até o momento em que for totalmente desengatada, esse é mais um indicativo de disco de embreagem empenado, assim sendo necessário efetuar a troca. É possível identificar os problemas na embreagem quando o contato do disco causa cheiro de queimado.
É possível evitar danos precoces no sistema de embreagem. Muitos motoristas possuem o hábito de acionar a embreagem para frear, mesmo em alta velocidade, quando isso é feito o disco é acionado e com a velocidade aumenta o desgaste. O excesso de peso também ajuda a causar mais desgastes, por isso é importante respeitar o limite de peso para o uso do carro.
O mais comum dos erros cometidos pelos motoristas é, sem dúvida, o repouso dos pés nos pedais enquanto o carro está em movimento. Ao repousar o pé sobre o pedal, ele está, mesmo sem querer, acionando o sistema de maneira inadequada. Evite isso. É mais seguro e eficaz para todo o sistema, inclusive reduzindo o gasto de combustível.
Agora que você já sabe como exatamente identificar futuros problemas na embreagem, muita atenção, e se seu veículo apresentar um dos sintomas apresentados acima procure um local de confiança para verificar seu carro, e se precisar de uma distribuidora de peças automotivas, procure uma de confiança, afinal é preciso peças de qualidade para ter mais qualidade e durabilidade.

0 comentários